Message of Bishop Teodoro Tavares

Message of Bishop Teodoro Tavares
Message to the People of God of the Diocese of Santiago, Cape Verde, on the occasion of my appointment as diocesan Bishop of Santiago, Cape Verde.

Original in Portuguese
Mensagem de D. Teodoro Tavares
Mensagem ao Povo de Deus da Diocese de Santiago Cabo Verde, por ocasião da minha nomeação como Bispo Diocesano de Santiago de Cabo Verde

Amado povo de Deus da Diocese de Santiago de Cabo Verde,

Sua Eminência Reverendíssima e Bispo D. Arlindo Cardeal Gomes Furtado, Reverendíssimos sacerdotes e diáconos, caríssimos seminaristas, estimados religiosos (as), pessoas consagradas, prezados leigos e leigas, irmãos e irmãs em Cristo, queridos amigos (as) e membros desta amada Diocese, Graça e Paz do Senhor Jesus!

Tendo sido transferido hoje, 16/02/2026, da minha atual Diocese de Ponta de Pedras – Estado do Pará – Amazônia – Brasil, pelo Santo Padre, o Papa Leão XIV, para a Diocese de Santiago de Cabo Verde, envio-lhes esta primeira mensagem. Espero e desejo que estejam bem.
A notícia da minha nomeação para Diocese de Santiago de Cabo Verde apanhou-me de surpresa. Aceitei-a com um certo temor e tremor, mas confiante na graça de Deus que nos sustenta e movido pela fé, por amor e solicitude apostólica pela Igreja de Cristo e por obediência ao Santo Padre. Agradeço a Deus, fonte e origem da missão e da graça, em quem “vivemos, nos movemos e existimos” (At 17,28) pelo dom da minha vocação, por esta nova missão que recebi e ao Santo Padre, o Papa Leão XIV, pela confiança depositada em mim. Acredito que o Senhor me chama, por mediação da Igreja, e me confia esta missão para fazer a Sua vontade, tendo como modelo por excelência a própria obediência de Cristo, que disse ter descido do Céu, não para fazer a sua vontade, mas a daquele que o enviou (cf. Jo 6,38; 8,28).

Gostaria de saudar o meu querido Irmão no episcopado, Sua Eminência Cardeal D. Arlindo Gomes Furtado, agora Bispo emérito e Administrador Apostólico da Diocese; saúdo com especial afeto todos os sacerdotes e Diáconos da Diocese; cumprimento cordialmente os seminaristas, os religiosos (as), as pessoas de vida consagrada, todos os fiéis leigos e leigas, as autoridades constituídas e o povo de Cabo Verde em geral!
Saúdo Sua Excelência Reverendíssima D. Ildo Fortes, Bispo da Diocese de Mindelo e os demais Bispos da nossa Conferência Episcopal (Senegal, Mauritânia, Guiné Bissau e Cabo Verde) de que passo a fazer parte, e com os quais vou trabalhar em comunhão fraterna e colegialidade episcopal.
Amados irmãos e irmãs em Cristo e membros do povo de Deus da Diocese de Santiago de Cabo Verde, o Senhor Deus quis e fez com que nossos caminhos se encontrassem e que nos aproximássemos ainda mais uns dos outros com esta missão que recebi para ser vosso pastor. Já me sinto próximo de vocês e unido a vocês, em espírito e oração. Vou para junto de vocês com o coração aberto e disponível para vos amar e servir com incansável solicitude pastoral, realizando por graça de Deus o que, sem mérito algum da minha parte, recebi por divina graça. Estou muito esperançoso!
Apraz-me dizer-vos que somos todos discípulos missionários de Jesus Cristo, chamados a colaborar na missão evangelizadora com a força do Espírito Santo. Estou convicto de que vamos trabalhar juntos e unidos, se Deus quiser, em favor do Reino de Deus e na edificação da Igreja de Cristo como sacramento da salvação. Concomitantemente, temos o dever de rezar pelas autoridades que nos governam e de colaborar com todos na busca do bem comum e na construção de um mundo melhor, ou seja, de uma sociedade mais justa, fraterna, solidária e feliz para todas as pessoas.
Conto com todos vocês, pelo que muito agradeço. Espero encontrá-los dentro de pouco tempo, com a graça de Deus. Peço que, por favor, rezem por mim. Asseguro-lhes também as minhas orações.

Que Deus, por intercessão de S. Tiago Menor, Padroeiro da nossa Diocese, vos abençoe copiosamente. Um grande abraço a todos e até breve, se Deus quiser!


Ponta de Pedras, 16/02/2026

D. Teodoro Mendes Tavares, CSSp
Bispo da Diocese de Ponta de Pedras – PA, ora nomeado para a Diocese de Santiago de Cabo Verde